Pages

Subscribe:

terça-feira, 26 de julho de 2011

If you don't know me by now (Harold Melvin & The Blue Notes, 1972)

If you don't know me by now (Harold Melvin & The Blue Notes, 1972)



Versão original:


Na minha opinião, uma belíssima canção, uma interpretação forte e sincera. A música nasceu mesmo pra ser um clássico, reconhecida por 99% de quem ouve.

Versão Simply Red:


Em 1989, a banda inglesa Simply Red lança sua versão e alcança pela segunda vez o topo das paradas nos EUA. A versão, presente no terceiro álbum da banda, se torna um de seus maiores sucessos em todo mundo. Minha opinião: uma versão correta, educada e pouco pretensiosa. Boa, sem dúvida, bem arranjada, mas não surpreendente.

Versão Zap Pow:


Já em 1976, a banda de reggae Zap Pow também havia lançado sua versão, no álbum Revolution. Uma transposição simples, sem qualquer pretensão. Minha opinião: acho que a banda gostava da música original, e resolveu regravar, só isso. Como eu gosto de reggae, me agradou, mas bem menos do que está por vir no próximo vídeo...

Versão Seal:


O álbum Hits - Deluxe Edition, lançado em 2009, traz uma compilação de grandes sucessos gravados pelo inglês Seal, e nele está a versão de estúdio que ele gravou de If you don't know me by now. É evidente que a minha opinião não é isenta, eu considero Seal um dos maiores intérpretes de todos os tempos. Logo, minha opinião é a de que aqui aconteceu algo raro, muito raro: uma versão que consegue ser melhor que a original. O arranjo genial, a interpretação vigorosa e um momento ímpar de inspiração é a receita pra essa que eu considero não só uma versão melhor que a original, mas uma das mais incríveis canções que eu já ouvi.

Gostei tanto dessa versão que acabei encontrando um vídeo com um playback do arranjo dele. Sim, eu tentei, e não, não ficou bom. Caso você queira tentar, olha ele aí:



Em suma, a original é perfeita, mas eu sinceramente acho que Seal atingiu 105% de aproveitamento em sua versão. E você, o que acha? Conhece alguma outra versão que você quer dividir com a gente? Diga, a gente publica e credita!

Um comentário:

Beth Nobrega disse...

Eu gosto de todas as versões, mas a do Seal, surpreendeu. As características dele, enquanto cantor, nem de longe, nos fariam crer que seria capaz de tal cover.Sem desmerecer seu talento, óbvio.
Adorei a batalha.

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo ao Inúmeras Versões, e obrigado por participar. O que você deseja dizer?